Mais do Mesmo

Depois de escrever o post anterior fiquei pensando bastante no parágrafo final. O que teria ocasionado o abismo musical que estamos vivendo? A Culpa obviamente não é da banda X ou Y. Como tudo, a questão é a cultura, o que inspira esse pessoal.

Primeiro, vamos ao mais importante: Esse post reflete minha opinião. Claro, você pode ter outra totalmente diferente. Compartilhe, comente. A discussão será, sem dúvida, muito sadia.

Voltemos um pouco ao passado, às bandas e aos artistas que inspiraram a minha geração (brasileiras): Paralamas, Legião, Barão, Lobão, Capital (no início), Engenheiros, Gilberto Gil, Caetano, e por aí vai...

Ou seja, muita coisa de anos 80. Vale lembrar que a década de 80 foi praticamente a desbravadora do rock no Brasil. As bandas tinham que ser boas e tinham que passar uma mensagem. E como bandas pioneiras de rock no Brasil, estas tiveram suas inspirações em bandas gringas. Anos 60 / 70... Muita coisa boa! Led Zeppelin, Rolling Stones, Beatles, The Whoo e por aí vai.

Aí você me pergunta: “Ué e por que, então, estamos nessa escassez de boas bandas?”. E eu vou te responder com outra pergunta: “Qual é a influência musical e política que alguém de 15 – 20 anos tem?”

Não é saudosismo. De fato, até hoje ainda achamos que bandas como Paralamas, Legião, Barão, Engenheiros, etc. são referência. Paramos no tempo. E, para piorar, não tivemos mais inspirações tão boas assim de fora.

Então, a culpa é dos anos 90!!!!! Sim, anos 90! Estamos vivendo hoje o reflexo do buraco negro que foi a música nos anos 90. Oras... Até U2 (banda que sou muito fã), admitamos, é desde 1992 - com a turnê que quase acabou com eles (POP) - uma banda puramente comercial. Madonna, Michael Jackson... Grandes nomes, mas não são referências musicais.

Não adianta. A nova geração cresceu vendo que o que importa é fazer dinheiro. A qualquer custo. Gravações independentes? Esquece. A última que resultou em um real sucesso que me lembro foi Planet Hemp (que também não é referência musical).

Então, surgiram bandas como CPM22 (que se acham punk rock. Uma piada) e deles a coisa degringolou: NX Zero, Fresno, Banda Cine, artistas que surgem do “Fama”, “Ídolos”.

Precisamos criar algo novo. E olhando para o passado. Achar a ponte. É difícil, mas posso dizer por mim: Vou morrer tentando.

E você? O que acha? Comente.

E até a próxima!

5 comentários:

Márcio Agnelo disse...

Anos 90. De fato foi uma explosão cultural do "Rock Farofa" com bandas como Extreme, Guns'n Roses e Skid Row.

Nessa época as bandas estavam usufruindo o reflexo POP dos anos 80 e tentando voltar a criar um rock mais com a cara anos 70. E fracassaram. O PunkRock estava ganhando força no final dos 90 e explodiu com um novo estilo de música, o Grunge.

Bandas como Nirvana, SoundGarden, Screaming Trees, Pearl Jam estavam despontando nas rádios e virou referência musical para as bandas de hoje. Essa evolução do grunge caiu em várias derivações e a mais conhecida hoje é o EmoRock.

Um monte de bandas com canções de amor dizendo que toca rock simplesmente porque colocou distorção na guitarra.

O problema disso tudo é que vende. Ok, a cultura musical de rock no Brasil é muito ruim mesmo ... ainda estamos no reflexo do passado dos anos 80, mas convenhamos, não é a cultura musical ... e o qto se ganha em dinheiro com isso ...

A internet mudou um pouco esse conceito e por isso ouvimos muitas bandas diferentes e com excelentes qualidades artísticas ... mas não espere isso da TV ou das Rádios ... pelo menos por uns 3 anos vc vai ouvir Fresno, CPM22, e MxZero.

Lamentável

Quase Famoso disse...

Banda ou artista bom é aquele que tem o sentimento da música dentro de vc e não o que passa nas adolescentes de hoje.

Por isso que gosto de Jessé, pois o cara era feio pra porra mas tinha sentimento em suas letras e era legal de ouvir ... mesmo não sendo rock.

De fato não temos inspirações para o que se faz hoje com a música ... por isso que tem pagodeiros "a rodo" por aí ... o maluco sai com um pandeiro e fala que é músico!?!?!?

Porra eu toco meu tonante há anos e mal consigo falar que sou músico, na verdade sou um músico frustrado.

Eu vou morrer tentando ser tão bom qto meu ídolo Jessé!

Anônimo disse...

A resposta para esse post está em meu blog.

Abraço.

Chris Palmezan disse...

Machado, diga-nos qual é o link...

Abraços!

Cardoso disse...

http://adegadomachado.wordpress.com/2009/09/30/a-ponte-pulverizada-resposta-a-christiano-palmezan/

Postar um comentário