Good Times Bad Times

Sexta-feira, 25 de setembro de 2009 marcou os 29 anos sem John Bonham, ex-baterista do Led Zeppelin.

Aqui vai uma brevíssima bio de um mito. O cara que inspira pelo menos 90% dos bateristas..... Até hoje!

Aos 5 anos, tocando com as panelas da mamãe, improvisando elementos da cozinha com sais de banho para dar o efeito sonoro de uma caixa, Bonham já sabia que seria baterista. Aos 10 anos ganhou sua primeira caixa de verdade, já que estava destruindo as panelas, garfos, facas e sais de banho para treinar seus rudimentos e pauladas que viriam a ser suas principais características.

Convencido de que aquela barulheira não seria apenas um passa tempo, seu pai - Jack Bonham - deu-lhe de presente um verdadeiro (porém simples) kit de bateria. BONZO tinha 15 anos. “Aquilo era pré-histórico. – Bonham dizia – Mas não via a hora de chegar em casa e me aprimorar”.

Como todo baterista que se preze, muito esforço, treino e superação. Bonham passou por diversas bandas até, em 1968, quando Jimmy Page, para cumprir seus contratos da antiga banda The Yardbirds, ‘recruta’ junto com seu produtor Peter Grant e o baixista e tecladista John Paul Jones, Robert Plaint e seu amigo John Henry Bonham. A nova banda se chamou The New Yardbirds até um ensaio em que Keith Moon, baterista do The Whoo sugeriu algo mais pesado, mas que podia voar. Zepellin de Chumbo! O famoso Led Zeppelin.

Bonham e sua banda começaram abrindo shows do Vanilla Fudge, cujo baterista é ninguém menos que Carmine Appice. Seu método é referência até hoje para bateristas de todo o mundo.

Daí para frente todo mundo sabe o que aconteceu. Muita música, muito som, muito álcool. 25 de setembro de 1980 John Henry Bonham foi encontrado morto, asfixiado em seu próprio vômito, após ingerir 40 doses de vodka em menos de 10 horas.

Aqui vai a minha homenagem e meu saudosismo... Como queria nascer naquela época e ouvir Led Zeppelin ao Invés de NX Zero, Banda Cine entre outras aberrações da música...

E até a próxima!

2 comentários:

Márcio Agnelo disse...

Uma coisa eu digo ... nunca iremos ter um baterista como ele ... porque além de sua incrível técnica, ele hoje é o padrão de excelência para quem quer tocar tal instrumento. De fato uma grande inspiração, como Eric clapton ou Mark Knopfler para guitarra.

Num excelente ponto eu concordo ... prefiro até ouvir ABBA ao invés de McFly, Banda Cine e outras bichices nas quais me envergonho em saber que é a referência de Rock Nacional.

E Tenho dito.

Quase Famoso disse...

Meu Deus ... 40 doses de vodka! ... imagino eu ... famosão com meu tonante e tomando 40 doses de Cynar ... acho que na terceira dose já estou mordendo a língua e vendo qq mulher feia como viável para a noite ... salve Bonhan!

Postar um comentário